Número de casos da dengue aumenta em Caratinga
Por muitos anos Caratinga sempre foi destaque em minas gerais, por apresentar baixos índices de focos da dengue. O nível de infestação em Caratinga está um pouco acima do tolerado, mas já esteve bem abaixo do que é o recomendado pela organização mundial de saúde.
Em 2013, 1612 casos suspeitos de dengue foram notificados. No ano passado foram apenas 201. Os números são da própria prefeitura de Caratinga. Mas o que realmente preocupa as autoridades de saúde é o número de casos confirmados. Em 2012 foram 53. Neste ano já houve a confirmação de 241. O aumento no número de casos da dengue vem acompanhando o restante do estado. O coordenador de controle da dengue do município, Nilson Silva Santos, acredita que apesar do risco de epidemia, os focos devem ser controlados para 2014.
Para fazer o controle, a prefeitura de Caratinga deve contratar mais 27 agentes, totalizando 48. O ministério da saúde divulgou um balanço com 116 mortes em virtude da dengue, a secretaria estadual de saúde só confirma 109 óbitos. Em Caratinga, Nilson afirma que nenhuma morte aconteceu.
Na cidade, os Bairros Limoeiro e Santa Zita já foram os mais preocupantes em número de focos e casos. Em 2013, o Bairro Esperança é o que mais apresentou notificações.
Na Vila Santa Luzia foram notificados 130 casos de dengue no último levantamento. A localidade ao lado da Rua Muriaé, também no bairro esperança, ajudou a aumentar o número de focos da dengue na comunidade.
Dona Maria das Graças pereira mora na Vila Santa Luzia. Ela diz que a família faz a parte dela, não deixando água acumular nos vasos de planta e garrafas viradas com a boca para baixo.
O nível de infestação aceito pela organização mundial de saúde é de 1% em Caratinga, o indicador está em 1,1%. Porém, a infestação pode aumentar com as chuvas. O coordenador de controle da dengue acredita que esse número pode chegar a 6% se algumas medidas não forem tomadas pela própria população.
Comentários