Projeto do IEF ajuda a preservar 34 mil hectares em Minas

22 nov, 2013 • Sem categoria

O Governo de Minas Gerais em parceria com o IEF mantém diversos programas de preservação ambiental. Um destes projetos já ajudou a preservar 34 mil hectares de mata nativa em todo o estado.

O Programa Bolsa Verde contempla, mediante pagamento por serviços ambientais, os produtores rurais que preservam e conservam áreas necessárias à proteção das matas ciliares, para a biodiversidade e ecossistemas especialmente sensíveis. Segundo, Anderson Siqueira – Analista Ambiental do IEF, a prioridade é para pequenos agricultores e pequenos produtores rurais.

No projeto também são contemplados produtores cujas propriedades estejam localizadas no interior de unidades de conservação e, dessa forma, sujeitas à desapropriação. Para ser beneficiado pelo projeto, o IEF avalia os aspectos econômicos de cada cidade do estado. Desde a criação do programa já foram beneficiados 1830 proprietários rurais. O investimento é de mais de 13 milhões de reais. O total de área preservada com o pagamento chega a 34 mil hectares.

Nesta etapa, 906 produtores rurais serão beneficiados com uma disponibilização total de mais de R$ 6,5 milhões de reais. Este agricultor é dono de duas fazendas no distrito de Dom Lara, município de Caratinga. Ao todo ele preservou 17 hectares de mata nativa. PROGRAMA BOLSA VERDE AJUDA NA PRESERVAÇÃO DE MATAS CILIARES.mp4.Still002Há uma semana, ele foi beneficiado com 3.400 reais, mas para o Senhor Adir Vitor de Oliveira, a preservação ambiental é o mais importante. Ele afirma que se a mata não for cuidada agora, o nível dos rios irá diminuir. Para plantar de forma sustentável o agricultor não toca no topo dos morros.

Comentários

Posts Relacionados