CONSCIENTIZAR, PREVENIR E COMBATER ABUSOS: ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL DE CARATINGA ASSISTEM À PEÇA TEATRAL DE LUTA CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

17 maio, 2016 • Destaque, Telejornal

Com os objetivos de educar e conscientizar, uma peça teatral de fantoches foi apresentada na tarde desta terça-feira (17), aos alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Ribeiro, no Bairro Esperança. A ação faz parte da ‘Campanha Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’.

Prevenir e denunciar casos de violação de direitos das crianças e adolescentes é a finalidade do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. Com a proposta de sensibilizar as crianças para que elas tenham consciência do que é a violência sexual, até para que elas possam se defender, a Escola Municipal Maria do Carmo Ribeiro recebeu membros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS, e prestigiou a Peça Teatral que contou com a participação da mascote da campanha.
A mobilização destaca o ‘Disque 100’ como o principal canal de recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos do governo federal, além dos conselhos tutelares. De acordo com a coordenadora do CREAS, Joziane Cristina de Souza, a base de tudo é a informação, afinal, é a partir daí que as pessoas vão saber como agir diante de situações de violência sexual contra a criança e o adolescente.
Há mais de 4 décadas uma menina de 8 anos foi drogada, violentada e depois morta, brutalmente. O ‘Caso Araceli’ virou símbolo do combate a qualquer delito e desrespeito sexual infantil e inspirou a criação do Dia Nacional da Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nesta quarta-feira (18), este crime completa 43 anos. Todos os anos, nesta data, a impunidade sobre a morte de Araceli é lembrada e diversas atividades para discutir o tema são realizadas no Brasil. Em Caratinga, a partir das 09h, um teatro será desenvolvido na Praça Cesário Alvim, no Centro da cidade, com o os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo. Toda a comunidade é convidada a participar.

Comentários

Posts Relacionados