Caratinga realiza semana alusiva ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

26 nov, 2013 • Cidades, Destaque

violencia 02 No dia 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. A data foi estabelecida no primeiro encontro feminista Latino- Americano e do Caribe realizado em Bogotá em homenagem a três irmãs que lutaram contra a violência. Em Caratinga, a data não passou em branco.

As Mariposas, como eram conhecidas as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa. Elas foram brutalmente assassinadas por agentes o governo militar em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Este horroroso assassinato produziu o desprezo geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano. As irmãs ficaram marcadas pela coragem e determinação em busca de liberdade. Com o tempo surgiu Maria da Penha outra grande guerreira, agredida durante anos pelo marido. A Luta de Maria ganhou voz e vez constituindo assim a Lei Maria da Penha.

violencia 03Em Caratinga palestras acontecerão durante toda a semana, com mulheres que recebem atenção e cuidados da Delegacia da Mulher e do CREAS- Centro de Referencia Especializado de Assistência Social e que já sofreram violência em casa. “Muitas são violentadas. Mas poucas têm coragem de denunciar. Nesta tarde é a prova de que o preconceito e o medo ainda existe. E é forte nos tempos atuais. Poucas compareceram, as vezes por medo ou preconceito. Mas continuaremos fazendo nosso trabalho de ressocialização junto com o CREAS”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Lívia Fernandes

Doutora Nayara Travassos falou da importância da Delegacia manter os trabalhos em parceria com o Creas. “As ações que desenvolvemos juntos são voltadas para levar a cada mulher mais segurança e força para superar o trauma vivido com a agressão. Os números são altos de agressão. Mas acredito que com a Lei Maria da Penha, esses números só vêm aumentando, porque as mulheres estão tendo mais coragem para denunciar”, disse Nayara Travassos.

violencia 6

violencia 8

violencia 4

Comentários

Posts Relacionados