Professores de escolas estaduais de Caratinga começam a usar equipamentos tecnológicos dentro da sala de aula

6 nov, 2013 • Cidades, Destaque

A Superintendência Regional de Ensino de Caratinga começou a distribuir esta semana, tablets como ferramenta prática para os professores dentro das salas de aula. O investimento em tecnologia tem como proposta fazer com que as aulas se tornem mais dinâmicas e interessantes para os alunos.

A Secretaria Estadual de Educação comprou 62,5 mil tablets com telas de sete polegadas. O investimento é de 19 milhões de reais. Os equipamentos estão sendo distribuídos para todos os professores de ensino médio do estado. A Superintendência Regional de Ensino de Caratinga está fazendo a entrega dos tablets de forma simbólica. O objetivo, segundo a superintendente do órgão estadual, Beatriz Gomes Batista, é oferecer uma ferramenta útil e dinâmica aos professores.

tabletes nas escolas.avi.Still001Mais de 1.100 tablets estão sendo entregues nas escolas da região. O equipamento conta com aplicativos úteis ao professor. Segundo o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) da regional de ensino, cada educador terá acesso direto com o Centro de Referência Virtual do Professor. Para a Diretora da Escola Moacir de Mattos, uma das primeiras escolas de Caratinga a receberem o equipamento, o tablet permitirá que eles acompanhem os avanços tecnológicos, afirmou Edna Souza Soares.

O Governo de Minas Gerais está também transformando os antigos quadros em lousas digitais. Assim como os tablets, a lousa digital ainda está em fase de testes nas escolas. O material permitirá que o professor possa fazer pesquisas online junto aos alunos. A tecnologia funciona da seguinte forma: o computador projeta as informações para um quadro branco. Um pequeno aparelho fixado ao quadro identifica as informações e as transforma em imagens. Depois da capacitação, o professor usará uma caneta especial para fazer buscas e até escrever na lousa digital. Os dois aparelhos poderão funcionar de forma integrada.

Comentários

Posts Relacionados