Queijo maturado no vinho produzido em Guanhães é sucesso no Festival do Queijo Artesanal de Minas

9 jun, 2023 • Destaque, Telejornal

O queijo acabou em três horas e já tem ‘fila de espera’ – Queijo artesanal maturado no vinho, queijo artesanal coberto por uma camada de tinta de algas marinhas negras, queijo agroecológico… Basta dar uma volta no saguão do Festival do Queijo Artesanal de Minas, no Expominas, para se ter uma ideia da diversidade dos produtos oferecidos. Isso sem falar nos vinhos, azeites, meis, geléias e outros complementos provenientes das hortas, pomares e das agroindústrias mineiras. Tudo para você harmonizar com seu queijo preferido.

Um dos mais procurados foi o queijo maturado no vinho, do produtor José Antônio Neto, 73 anos, de Guanhães. Feliz da vida, ele conta que levou 14 peças da iguaria para vender e, em três horas, não tinha mais nenhuma, nem fotografar.

José “descobriu” o universo dos queijos maturados por acaso há uns 20 anos, quando um vaqueiro que trabalhava pra ele esqueceu de guardar um queijo na geladeira e esse ficou esquecido em cima de uma mesa por uns 15 dias. “Quando eu voltei de viagem, ele estava amarelo, maturado. Provei, achei delicioso e logo pensei que ali estava o futuro dos queijos. Foi assim que me tornei o primeiro maturador da região”.

A partir daí, José – que também é dentista, foi soltando a criatividade e fazendo queijos com ervas variadas. Um dia experimentou maturá-lo no vinho e deu muito certo. Experimentei e gostei. Achei que ficou muito macio e com um gosto sutil da bebida”.

Alemão produz cerca de 700 queijos por mês, entre frescal, Minas Padrão, maturado e maturados especiais, com ervas e vinhos. Vende para supermercados e padarias da região de Guanhães. “Não pode faltar. Se faltar, o povo reclama”, conta ele.

Itatiaia

Comentários

Posts Relacionados