ÓLEO DE COZINHA: OS PREJUÍZOS AO MEIO AMBIENTE

30 maio, 2016 • Destaque, Telejornal

O resíduo produzido pelo óleo comestível, o óleo de cozinha, provoca sérios danos ao meio ambiente. Quando lançado na rede de esgoto ou rede pluvial, não permite que a água e todos os seres vivos que nela estão recebam o oxigênio. Se esse óleo for descartado na pia ou no lixo comum, ele poderá contaminar a água, o solo e a atmosfera.

No Brasil consome-se cerca de 19 litros per capita de óleo por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal. Se considerarmos que 12 litros deste óleo são absorvidos pelos alimentos, o que é uma estimativa muito conservadora, são cerca de 7 litros de óleo por pessoa sendo jogados pela pia, indo pelo esgoto, impermeabilizando leitos de rios e contaminando lençóis freáticos e fontes de água, todos os anos.
Mas de onde vem tanto óleo? Boa parte de nossa alimentação possui óleo vegetal ou animal. Inclusive, ou principalmente os produtos industrializados. Mas nas cozinhas das lanchonetes, restaurantes ou mesmo de nossas casas as frituras são as principais vilãs.
A conscientização de jovens cidadãos pode garantir ao Brasil uma evolução em sua preservação ambiental. Na região do Vale do Aço, por exemplo, campanhas são realizadas pelas empresas que coletam o óleo comestível nas escolas e instituições mas o empresário deste setor, José Albino, garante que ainda não é possível contabilizar lucros com esta atividade.O trabalho da empresa dele começa nas escolas. Uma iniciativa que busca a conscientização a partir de campanhas educativas que têm como foco principal as crianças. Este trabalho se estende também às empresas parceiras da usina de reciclagem que faz a coleta do óleo produzido na cozinha de seus clientes. A rede de padarias e lancherias de Antônio Eugênio, além de outras ações socioambientais, instalou em suas lojas os bio pontos – local onde as pessoas podem deixar o óleo.
A falta de informação talvez seja a maior dificuldade das empresas de reciclagem. a engenheira de produção Alessandra Moreira esclareceu que o óleo animal pode ser misturado ao óleo vegetal no processo de reciclagem.
Este óleo de cozinha que conhecemos é também muito utilizado para fabricação de sabão caseiro. Misturado à soda cáustica este produto se torna ainda mais poluente. Por isso, a necessidade de dar o destino correto para o óleo de cozinha.

Comentários

Posts Relacionados