Secretaria de Educação debate as a alfabetização de crianças através de experiências dos professores da Rede Municipal de Ensino de Caratinga

3 dez, 2013 • Destaque

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEBATE AALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria Municipal de ensino de Caratinga assumiu um pacto com o governo federal de alfabetizar todas as crianças com até oito anos de idade. Para discutir os desafios da educação infantil, um seminário realizado neste final de semana apresentou relatos e experiências dos professores dentro da sala de aula.

O encontro aconteceu na Escola Municipal Glorinha Rocha Abelha. O seminário, coordenado pelo Secretário de Educação de Caratinga, Jaider Rodrigues, teve a presença de todos os professores das turmas do 1º, 2º, e 3º ano do ensino fundamental. Os educadores apresentaram as suas experiências vividas e aplicadas com os alunos. A professora Rosilene do Prado Alves trabalha em uma escola do distrito de Santo Antônio do Manhuaçu. Ela relatou que muitas crianças levam de casa muitos problemas que dificultam a aprendizagem. Rosilene afirmou que muitos estudantes apresentam problemas de coordenação motora e sem conhecer qualquer letra do alfabeto. As crianças melhoraram a leitura através de aulas práticas de culinária e leitura de receitas.

As experiências dos professores da Rede Municipal de Ensino, também foram registradas em trabalhos desenvolvidos dentro das escolas e apresentados em um mural. Ao longo deste ano, os educadores participaram de cursos de capacitação e formação continuada. A professora, Paloma Rezende, disse que os alunos têm apresentado melhores na leitura e escrita através de aulas lúdicas e jogos.

O Município de Caratinga assumiu, juntamente com o Governo Federal, o compromisso de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade ao final do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental. “Realizamos os cursos de capacitação e agora realizaremos este seminário para garantir este compromisso e conquistar nosso objetivo”, comenta o secretário de Educação, professor Jaider Rodrigues.

Comentários

Posts Relacionados