PREFEITO ELEITO DE SANTA RITA DE MINAS PERDE RECURSO E DIREITO DE TOMAR POSSE
Durante sessão realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), nesta quarta-feira (09), indeferiu os recursos dos advogados de defesa do prefeito eleito de Santa Rita de Minas, Ilton Rosa de Freitas (PRB). O mesmo Tribunal já havia decidido, no dia 27 de outubro, por quatro votos a dois, a impugnação do registro de candidatura do político. Ilton Rosa foi Prefeito de Santa Rita de Minas entre 2005 e 2008, mas o Tribunal de Contas do Estado não aprovou as contas administrativas durante o mandato dele.
Em 2007, a Prefeitura de Santa Rita de Minas assinou dois convênios com o Ministério do Turismo. Para os relatores do TCE, Ilton Rosa não conseguiu demonstrar o destino dado ao dinheiro repassado pelo Ministério do Turismo ao município, na realização das festas de Reveillon e Carnaval de 2008.
Diante dos fatos, o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma ação de Impugnação do Registro de Candidatura, no Cartório Eleitoral de Caratinga, pedindo de impugnação do registro da candidatura de Ilton Rosa. O juiz Alexandre Ferreira considerou a ação improcedente, mantendo o registro do ex-prefeito.
No dia 02 de outubro, Ilton Rosa recebeu com 2.232 votos e acabou sendo eleito prefeito de Santa Rita de Minas. Mas com decisão do TRE-MG de impugnar o registro da candidatura do político, uma nova eleição poderá ser realizada no município.
Comentários