DA MONARQUIA À REPÚBLICA: HÁ 127 ANOS É COMEMORADA A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL

15 nov, 2016 • Destaque, Telejornal

A história está repleta de acontecimentos e heróis grandiosos. O momento de fundação da República no Brasil, em 1889, não escapou disso. A proclamação completa seu 127º aniversário neste 15 de novembro de 2016

No dia 15 de novembro de 1889, aconteceu a proclamação que transformou o Brasil em um país de regime republicano. Antes disso, nosso país era um império organizado a partir do rompimento dos laços coloniais com Portugal.
Depois de quase 70 anos de Monarquia, o Brasil tornou-se uma República. Qualquer mudança de regime – especialmente após uma longa tradição política como aquela – só pode ser explicada por vários e complexos fatores. A velocidade e a força do processo de transformação pelo qual o Brasil passou na segunda metade do século XIX ajudam a explicar o crescente isolamento da Monarquia.
Após ter sido feita a Proclamação da República, Dom Pedro II foi comunicado que a família Real deveria deixar o Brasil. A partir desse acontecimento, o Brasil deixou de ser uma monarquia governada pela família Dom Pedro e se tornou uma república, na qual o povo passou a ter o direito de eleger seus governantes.
Um fato interessante que envolve a história do Brasil refere-se à cidade de Manhuaçu. No século XIX o município chegou a ser um país independente com uma área quase trinta vezes maior. A experiência da República de Manhuaçu durou apenas 22 dias. Tempo suficiente para criar um tabu que relegou a revolta a um silêncio permanente. Depois de 10 anos de trabalhos intensos, investigações, busca por documentos da época e até com a apoio da Polícia Civil, o historiador Flávio, lançou em 2009 o livro “A República do Silêncio” que é constituído por versões que retratam o período.
A República de Manhuaçu impulsionou uma série de decisões posteriores a sua proclamação, como a transferência da capital de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte.
Assim como as consequências trazidas pelos 22 dias em que Manhuaçu foi uma república, os 127 anos da República do Brasil também mudaram os rumos do país. Neste 15 de novembro, a mensagem deixada por Flávio é de otimismo: “A república veio para tentar melhorar as coisas mas quem tem este poder é o povo, à partir do momento que ele tem consciência de si. Nós teremos condição de consertar as coisas a cada dia se acreditarmos nas instituições e se elas nos fizerem confiar que elas também querem mudanças.”

Comentários

Posts Relacionados