Proprietários de bovinos têm até o dia 30 de novembro para cumprir a segunda etapa da vacina contra febre aftosa

10 nov, 2015 • Destaque, Jornal Regional

MATÉRIA 01.Still365Os proprietários de bovinos e búfalos do estado têm até o dia 30 de novembro para vacinar o rebanho na segunda etapa contra a febre aftosa. A estimativa é que 9,8 milhões de animais sejam vacinados em Minas Gerais. 85 mil na região segundo a Gerente do Escritório do IMA de Caratinga, Márcia Andrade. Nesta segunda etapa apenas os bovinos e búfalos com idade entre zero e 24 meses devem ser vacinados.

A vacina é comprada em casas do ramo. Os frascos do remédio devem ser transportados e mantidos a uma temperatura entre 2ºc a 8ºc. Em 2016, Minas Gerais irá completar 20 anos sem registro de febre aftosa. O que possibilita o estado ser considerado área livre da doença e mantém as exportações de carne bovina para todo o mundo.

Depois de vacinado o rebanho, o proprietário deve fazer uma declaração e levar os documentos que confirmam a vacina até o escritório do IMA. A declaração também pode ser feita pela internet. Quem não vacinar o rebanho paga multa de R$ 68,07. A gerente do IMA afirma que vários pecuaristas foram multados na primeira etapa. Um dos proprietários de gado da região de Caratinga chegou a pagar uma multa de aproximadamente R$ 40 mil por todo o rebanho.

Comentários

Posts Relacionados