Estudos apontam que o uso da Vitamina D pode diminuir riscos de doenças cardíacas
Uma pesquisa apresentada na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia em Edimburgo, na Escócia, no início do mês, aponta que tomar suplemento de vitamina D, diariamente, pode prevenir o surgimento de doenças cardíacas. Em outros estudos feitos anteriormente, a vitamina D seria capaz de bloquear a enzima necessária para a formação do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”. Em grande quantidade, o cortisol pode elevar a pressão arterial do indivíduo. Portanto, a vitamina D, ao inibir a produção de cortisol, poderia, ao menos na teoria, melhorar o desempenho em atividades físicas e diminuir fatores de risco para doenças cardiovasculares. Segundo este especialista em cardiologia, ainda não há nada comprovado.
Aloysio destaca que o sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D no organismo e os alimentos como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, entre outros alimentos respondem pelos outros 10%. Os suplementos de vitamina D são indicados principalmente para idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência. O especialista destaca, ainda, a importância da orientação médica para que não haja excessos.
Portanto, antes de começar a ingerir qualquer composto vitamínico, procure seu médico e realize todos os exames necessários, ele irá prescrever a receita com a quantidade exata para suprir as necessidades.
Comentários