TRABALHOS DE CORTES DAS PALMEIRAS DOENTES DA PRAÇA CESÁRIO ALVIM, EM CARATINGA, JÁ SÃO REALIZADOS
Desde agosto deste ano, foi anunciado que as palmeiras da Praça Cesário Alvim que estão doentes, com troncos comprometidos e que podem colocar as pessoas que passam pela Praça Cesário Alvim, no Centro de Caratinga, em risco, seriam cortadas e substituídas com plantio de mudas. Na última segunda-feira (24), parte do trânsito nas imediações, foi interrompido para o início dos trabalhos. Após a montagem do andaime, os cortes começaram a ser feitos.
Das 60 palmeiras que estão na praça, algumas oferecem riscos eminentes de cair e para evitar desastres a alternativa foi de cortá-las e substituídas.
Assim que anunciados os cortes, a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Angela Araújo Gomes, informou que a primeira etapa seria a supressão das palmeiras que apresentam riscos, depois a prefeitura faria as covas e a empresa vai iria trazer mudas e fazer o plantio, dentro de uma técnica. As espécies que seriam plantadas têm três metros de tronco e oito metros de altura, medindo da raiz às folhas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Caratinga já iniciou o corte dos exemplares doentes. Representantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caratinga reforçam o apelo para que nenhum veículo seja estacionado na Praça Cesário até a próxima quinta-feira (27). No período, será realizado o corte das palmeiras da Praça que estão comprometidas e ameaçam cair.
A altura das árvores que serão suprimidas varia entre 20 e 40 metros. O corte é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar, que tem capacitação para o serviço, mas também mobiliza o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
As palmeiras adultas da Praça Cesário Alvim chamam atenção por emoldurarem o principal cartão postal da cidade, tombado como patrimônio histórico.
*Informações: Rádio Cidade
Comentários