Torneiras secas no córrego do Lage

9 ago, 2013 • Cidades, Destaque

Os moradores do Córrego do Lage, às margens da rodovia que liga Caratinga à cidade de Piedade de Caratinga, estão sem abastecimento normal de água. A situação já dura uma semana e segundo os moradores do local, o problema foi gerado por uma empreiteira do DER, Departamento de Estradas de Rodagem, responsável por obras na BR-474. Segundo eles, a empresa retirou os canos que lavavam a água do córrego até às casas.

Nas torneiras das casas não cai nenhuma gota. A única água que sobrou para o gado é suja e barrenta. Os moradores afirmam que já estão sem água há uma semana. Na casa do lavrador, Wantuil Inês Fidélis, até para fazer a comida a família encontra dificuldades, tendo que utilizar as panelas sujas para fazer novas refeições. A única forma encontrada por eles foi se para encher alguns galões de água.

O proprietário do sítio, onde mora Wantuil, disse que a outra família abandonou o local, por causa da falta de água. Segundo Emanuel Mendonça, a empreiteira teria feito o corte a pedido do DER. Para ele, uma ação arbitrária. “Foi uma tomada de posição muito arbitrária, até mesmo uma tomada de posição inconsequente, por que tirar a água sem ter um aviso prévio, sem ter uma negociação, sem avisar prá gente se preparar. Isso é uma covardia”, afirmou Emanuel.

Os moradores mostraram um documento do Igam, Instituto Mineiro de Gestão das Águas, que confirma o direito ao uso da água do córrego do lage, o mesmo que abastece toda a cidade de Caratinga. Ninguém da empreiteira quis falar sobre o assunto, informando que só o DER poderia se pronunciar.

Nesta terça-feira, um caminhão tanque foi utilizado para abastecer o poço de peixes, do sítio de Paulo Alves. Ele disse que alguns peixes morreram por falta de oxigênio na água e que por isso acionou a Polícia de Meio Ambiente para fazer um boletim de ocorrência. Na fazenda de Onésimo Miquelino da Cruz o tanque utilizado para matar a sede dos animais está sem água há sete dias. A empresa até encheu um poço, mas a água é barrenta.

Comentários

Posts Relacionados