Possibilidade de transporte de pacientes com Covid-19 de Belo Horizonte para outras regiões do estado, não é descartada pelo governo de Minas

9 jul, 2020 • Sem categoria

Conforme consta em Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de BH, 92% dos leitos de UTI Covid-19 estão ocupados e há uma ocupação de 76% dos leitos da Enfermaria Covid-19.

O governo de Minas não descarta o transporte de pacientes com Covid-19 de Belo Horizonte para outras regiões do estado, caso a Capital Mineira tenha um esgotamento de leitos. Conforme boletim epidemiológico divulgado terça-feira (07), com atualizações desta quarta-feira (08) dos 360 leitos de UTI Covid, 92% foram ocupados, se tratando da Enfermaria Covid, dos 979 leitos, 76% estão ocupados. A Capital Mineira, conta com 9.361 casos confirmados de contaminação pelo vírus, 6.713 pacientes recuperados e 201 óbitos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, antes da pandemia, Minas Gerais tinha 2.072 leitos de UTI. Após a chegada do coronavírus, esse total passou para 3.351 leitos, um aumento superior a 50%. A maior parte deles foi aberta em hospitais que já possui estrutura de terapia intensiva para facilitar a operação. As regiões com maiores incrementos foram a Centro Sul, que passou de 64 para 642 leitos e Oeste, de 109 para 221 novos leitos de UTI. De acordo com a pasta, R$ 1 bilhão já foram destinados do governo de Minas para combate do coronavírus, com a compra de equipamentos de proteção individual, repasse aos municípios e até mesmo respiradores. Ao curto de R$ 60 mil cada respirador, o estado deve receber até o fim do mês 1047 equipamentos, que segundo a Secretaria, já vão ser encaminhados diretamente aos hospitais. Ainda de acordo com a Secretaria, o protocolo de lockdown, ainda em fase de elaboração, deverá se chamar protocolo de “quarentena” e vai conter ações que devem ser seguidas pelo município e pela população para evitar a disseminação do coronavírus.

Comentários

Posts Relacionados