Mistério do terço de balões é comentado por físico
Nesta semana a equipe de reportagem da DOCTUM TV recebeu dois vídeos. Um mostrando a soltura de balões de gás hélio no céu de Palmas em Tocantins e outro vídeo de uma família de Bom Jesus do Galho que acredita que o material encontrado em galhos de uma árvore tenha sido o mesmo de Palmas. A história chama a atenção, tanto pela distância das localidades, cerca de 1.800 quilômetros, quanto pela fé das pessoas.
Após a postagem dos vídeos em nossa rede social recebemos dezenas de comentários, alegres e admirados pelo o que descreveram ser um milagre. Em meio aos comentários uma curiosidade. O jovem Fernando Henrique, posta a seguinte mensagem: Gente! Talvez não seja porque no dia 13 foi aniversário de 96 anos de minha avó e moramos aqui em Caratinga fica perto de Bom Jesus do Galho e soltamos um terço de balão igual a este?”
Diante de tal notícia, solicitamos que ele enviasse uma foto ou um vídeo do material. E ele enviou a foto, com as mesmas características do balão que foi solto em Tocantins e o que foi encontrado em Bom Jesus.
Com tanta repercussão procuramos então um físico para falar sobre a probabilidade de um balão percorrer esta distância. O entrevistado pela nossa equipe de jornalismo foi o físico mestre e doutor em Engenharia Nuclear pela USP e professor da Rede de Ensino Doctum, Douglas Borges. “Não tem como confirmar se é de Tocantins ou de Caratinga. Mas a probabilidade é grande para o que foi solto na nossa região tenha caído em Bom Jesus do Galho. Para sobrevoar por uma distância tão grande seria necessário um aparato mais adequado. Um equipamento profissional por exemplo; tudo é monitorado, com satélites, computadores, comunicação via rádio para controlar os mecanismos. O que deu para perceber que o terço foi feito de bolas plásticas e com gás. E não dura muito este gás. É provável que tenha atingido uma certa altura e caído. Então, a probabilidade é muito maior de ser o de Caratinga encontrado em Bom Jesus. Mas, não afirmo, porque não quero interferir na fé de ninguém”
Pesquisamos, apuramos e o mistério continua. O que vale é alegria destas pessoas que encontraram o balão em meio aos galhos de uma árvore em Bom Jesus do Galho, assim como a crença de quem soltou o terço em Tocantins e Caratinga na esperança de espalhar orações e bênçãos por onde sobrevoou.
Comentários