Fiéis celebram 100 anos de fundação do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Caratinga
Na ocasião Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias comenta sobre atual situação do hospital
Um missa campal celebrada no pátio da Maternidade em Caratinga celebrou os 100 anos de fundação do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Em conversa com a nossa equipe de jornalismo, o Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira, lembrou-se da trajetória de vida do local e como ele se manteve durante anos através de doações. “É uma sobrevivência e persistência deste hospital. Lembrando na história, ele foi praticamente na maior parte de seu tempo alimentado e sobreviveu pela ajuda do povo. Hoje o povo não tem condições de sustentar a estrutura que tem. Celebramos uma missa de louvor em agradecimento a todos estes guerreiros que lutaram pela vida do hospital”.
O Bispo destacou ainda a atual situação do hospital. “Estamos em fase de intervenção. Foi anunciado, mas ainda não chegou ao hospital. Estamos aguardando. Olhando pelas gestões passadas encontramos muitas coisas erradas. E acho que nesta gestão as pessoas que estão à frente são pessoas mais transparentes. Esse grupo, por exemplo, até que chegue a intervenção do estado estão mobilizando por conta própria para arrecadar as coisas para o hospital. Como a gincana de alimentos que eles fizeram. O que eles conseguiram vai manter o hospital por 6 meses. Eu estou esperando com bons olhos esta intervenção do estado. Temos que esperar e tenhamos fé. Como Bispo Diocesano estarei sempre de olho, acompanhando este processo. Estarei sempre presente, reunindo, analisando. Percebemos que o estado estando aqui dentro, vai perceber nossa dificuldade e poderão ajudar. Enquanto isso estamos fazendo campanhas para adquirir equipamentos que o hospital precisa, como tomógrafo, raio x, estamos parados não. E quando entrar a nova administração eles entrarão nesse processo para ajudar o hospital de Caratinga”.
Dezenas de fiéis compareceram para prestigiar a missa campal e pedir bênçãos para o Hospital. Moacir de Mattos Filho compareceu e relembrou do início da história do hospital na cidade. E diz ficar triste pela atual situação do hospital
Maria de Paula, membro da pastoral da saúde de Caratinga acredita que se pedir a Maria ela dará. E fala, sem o SUS como o povo irá sobreviver?
A situação administrativa do hospital ainda é um mistério. Ninguém se pronuncia sobre o assunto. No final do mês de maio, Joel Tristão chegou a conversar por telefone com nossa equipe de reportagem. Na ocasião ele confirmou que a Aminas iria assumir o Hospital e que uma coletiva seria agendada com a imprensa para falar sobre o assunto. Mas, desde então nenhum pronunciamento oficial aconteceu.
Comentários