Cidade das Palmeiras: uma rica história cultural

14 jun, 2013 • Destaque, Telejornal


No mês do aniversário de Caratinga um resgate à evolução do município

 

Uma terra repleta de riquezas e, à princípio, habitada por índios. Domingos Fernandes Lana, através das nascentes do hoje chamado Rio Caratinga, chegou ao território e foi pioneiro em seu desbravamento.

Apesar da falta de confirmações, existem alguns relatos referentes ao surgimento do nome da cidade. Caratinga é o nome de um tubérculo parecido com o inhame branco e que serviu de alimento aos aventureiros que começaram a explorar a região. Devido à falta de alimentação diversificada e a abundância desse cará-branco, chamado de cará-tinga pelos índios – que também se alimentavam dele – esse território herdou seu nome.

Em 24 de junho de 1848 João Caetano do Nascimento deu início ao cultivo da terra e à criação de animais. Surgiu assim a povoação, cujo rápido desenvolvimento resultou na criação do conselho distrital.

Em 1873 o Distrito (e freguesia) foi criado pela Lei provincial nº 2027.

Já em 1890, desmembrado de Manhuaçu, com sede no povoado de São João de Caratinga, e com essa denominação, surgiu o Município (e Vila), por meio do Decreto Estadual nº 16, assinado por Cesário Alvim.

O Historiador Nelson Sena ao contar detalhes da história do município, destacou uma curiosidade: “Quase todas as cidades do Brasil comemoram a data de sua fundação quando foi publicada a data da criação do município. A certidão de nascimento de Caratinga é de 6 de fevereiro de 1890. Devido a uma tradição muito ligada a religiosidade, comemora-se o aniversário da cidade em 1848.”

No cenário da cidade constavam imagens contempladas pela via expressa; embarques e desembarques de emoções de passageiros na Praça da Estação; trem de ferro, ferro de linha, auto linha…  Essas lembranças ficaram armazenadas na memória de Dona Ilda Maria do Nascimento: “De longe a gente escutava o barulho! Ia para a varanda para ver a máquina passar porque era pertinho daqui, tanto que a gente até conhecia as pessoas. Era tão divertido!”

Também faz parte desta rica história cultural a edificação do Cine Brasil, localizada na Praça Getúlio Vargas. Na época de sua abertura a materialização do que o cinema significava refletia o progresso. A Conselheira de Patrimônio Histórico e Cultural de Caratinga, Paula Regina Nunes reforçou: “Eu tenho conhecidos que tiveram avós ou pais que se conheceram em uma sessão de cinema do Cine Brasil, que também tem a importância arquitetônica – toda de uma época. O Fórum, a Praça Getúlio Vargas, a Credcooper, aqueles prédios remetem a nossa memória, a identidade de Caratinga!”

Com mais 85 mil habitantes, Caratinga é berço de artistas que se destacaram não só na região mas nacionalmente! “Caratinga é uma terra pródiga em artistas em todas as áreas. Aqui a cidade guarda a nossa história! Então é preciso que isso seja preservado!”, afirmou a escritora Marilene Godinho.

Comentários

Posts Relacionados