Caratinguense transforma madeira em arte

17 jun, 2013 • Telejornal

FOTO JUAREZ 01Com um semblante tranquilo, Juarez inicia o trabalho. As batidas na madeira anunciam que uma nova obra está surgindo. São mais de 33 anos de profissão. Ele  não sabe dizer quantos trabalhos  fez ao longo do tempo, mas acredita que passou dos mil. Desde criança o talento está nas mãos. A dificuldade financeira da família deu vida a imaginação do escultor, que construía os próprios brinquedos. “A família era grande e não tínhamos dinheiro para comprar brinquedos. Então eu pegava um pedaço de madeira que ficava ali no chão e começa a montar meus brinquedos. Eu gostava de montar era os meu carrinhos. Nunca pensei que um dia parte do meu sustento seria por conta do meu trabalho com a madeira”.

O homem mora hoje no distrito de sapucaia com o filho mais novo. Do lado de fora fica a matéria prima, a madeira. Muitas ferramentas foram construídas por ele mesmo. Uma forma de economizar e deixar os equipamentos do jeito que ele gosta. 80% da produção são de pedidos de placas para chácaras, sítios e estabelecimentos comerciais. Com talento, Juarez consegue transformar qualquer pedaço de madeira em arte.

Sequence 01.Still002

Entre as  obras de destaque,  está estatua de madeira de São Francisco de Assis. Ela foi encomendada em 2004 por um ex-prefeito de Caratinga. O trabalho durou 40 dias. Todo o processo de confecção foi fotografado e hoje faz parte do álbum de lembranças do escultor. “Quando estava construindo esta estatua muitas pessoas paravam para ficar admirando. Teve um caso que uma senhora parou e jogou uma moeda no pé da estatua pedindo proteção para ela e a família. Foi um dia engraçado”.

Juarez não pretende parar tão cedo e faz projetos futuros para manter viva a arte na região. “Quero montar um projeto social. O que eu sei quero repassar. Quero ensinar outras pessoas essa arte. Espero realizar o meu sonho em breve”.

Comentários

Posts Relacionados