Governo de Minas inicia distribuição e devolução de respiradores recuperados

19 maio, 2020 • Acontece, Destaque, Telejornal

Governo de Minas inicia nesta semana a distribuição e devolução de respiradores devidamente recuperados para unidades de Saúde de diversas regiões do estado. Os equipamentos – que estavam estragados e inutilizados em estabelecimentos hospitalares – estão sendo consertados, ampliando a quantidade de aparelhos disponíveis para o tratamento da covid-19 em Minas. A ação é mais uma das estratégias do governo mineiro para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Dos 428 respiradores recolhidos, 187 já passaram por manutenção. 

O governador Romeu Zema destacou mais esta estratégia desenvolvida por sua gestão para estruturar o sistema de Saúde no estado. Do total de respiradores recuperados, 75 já serão devolvidos nesta semana para diversas unidades hospitalares mineiras.

Zema ressaltou, ainda, que o empenho e o trabalho realizado pelo governo têm contribuído para que Minas continue tendo resultados expressivos no controle da pandemia.

A operação de busca e reparo de ventiladores foi estabelecida pelo governador Romeu Zema e teve início no dia 3 de abril. A logística, destinada à busca e destinação para reparo dos respiradores está sendo coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que atuou em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A manutenção e recuperação dos respiradores foi realizada, sem custo, graças às empresas parceiras.

De acordo com a estratégia desenvolvida pelo governo, os respiradores serão devolvidos para os seus respectivos donos, ampliando a capacidade assistencial do Estado. Além disso, alguns equipamentos poderão ser realocados em áreas estratégicas determinadas pela Secretaria de Saúde.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, os equipamentos são de extrema importância para o tratamento de pacientes vítimas da covid-19.

Informações: Agência Minas

Comentários

Posts Relacionados