INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR É UMA BOA OPÇÃO PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA

13 maio, 2016 • Destaque, Telejornal

Em tempos onde a palavra do momento é ‘crise’, ouvir alguma dica que reflita em ‘economia’ é sempre um alívio. O Brasil passou, a pouco tempo, por um aumento na conta de energia elétrica. A situação foi amenizada mas nada impede que a conta de luz volte a subir. A instalação de um sistema de aquecimento solar é uma boa opção para se gastar menos energia elétrica sem falar que a energia solar é limpa e não provoca impactos ao meio ambiente.

O Brasil aproveita muito pouco da energia solar, apesar de possuir uma média de incidência solar elevada. A média anual da energia solar incidente no Brasil é de 1500 a 2300 Kw/h m². A radiação solar na região mais ensolarada da Alemanha é 40% menor do que na região menos ensolarada, no Brasil.
Uma das formas mais eficientes do uso da energia solar é para o aquecimento de água – que usamos nas residências para o banho, nas piscinas, ou mesmo no uso industrial. O sistema é simples, fabricado no Brasil em larga escala, o aquecedor solar já é realidade em 10% das edificações no Brasil – que nos cola em 6° lugar no ranking mundial de coletores solares.
Algumas cidades brasileiras já propõem uma legislação que obrigue a inserção do sistema em alguns projetos.
O conceito de responsabilidade tem crescido e cada vez mais empresas e pessoas em geral têm procurado soluções sustentáveis para o cotidiano.
A engenheira ambiental e professora da Rede de Ensino DOCTUM, Taiane Garcia, explica a importância do uso da energia solar que além de ser uma energia renovável, é também uma energia limpa, ou seja que não provoca impactos ao meio ambiente.
Os especialistas garantem uma economia de 30% na conta de energia elétrica, e este valor economizado pode cobrir o custo do equipamento, considerado caro por muitos, em um período de 2 anos.

Comentários

Posts Relacionados