Procon-MG fiscaliza atendimento nos bancos durante a pandemia

29 abr, 2020 • Acontece, Destaque, Telejornal

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), iniciou esta semana fiscalização nas agências bancárias de Belo Horizonte para verificar como está sendo feito o atendimento ao consumidor, em razão do grande volume de benefícios a serem pagos durante a pandemia causada pelo Novo Coronavírus. O objetivo dessa operação é evitar uma sobrecarrega no sistema de saúde causada por aglomerações e descumprimento de orientações legais. Nos dias 22 e 23 de abril, foram fiscalizadas 26 agências bancárias: 17 da Caixa Econômica Federal, quatro do Itaú, duas do Bradesco, duas do Banco do Brasil e uma do Santander. Desse total, 19 agências foram autuadas. Os principais problemas encontrados foram a falta de higienização de equipamentos, ausência de informações sobre o risco de contaminação, descumprimento da restrição de atendimento a questões urgentes para limitar ingresso de pessoas nas agências, o desrespeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os clientes e a não disponibilização de álcool em gel para uso dos consumidores. De acordo com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, Glauber Tatagiba, a necessidade de fiscalização surgiu após reuniões realizadas, na semana passada, com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em que não foram apresentadas soluções que pudessem beneficiar o consumidor em virtude das aglomerações nas agências bancárias. Ele comentou que a própria Caixa Econômica Federal também não informou nenhuma providência nesse sentido.

Informações: Ministério Público de Minas Gerais

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