Tombamento ou demolição? Situação do Cine Brasil continua na Justiça

17 jan, 2014 • Cidades, Destaque

CINE BRASILCom mais de setenta anos o Cine Brasil ajuda a escrever a história de Caratinga. Alvo de polêmicas e discordâncias entre autoridades judiciais, públicas e empresariais o impasse ‘demolição/tombamento’ segue adormecido mas não solucionado.
A edificação do Cine Brasil, localizada na Praça Getúlio Vargas, faz parte da rica história cultural de Caratinga. Na época de sua abertura a materialização do que o cinema significava refletia o progresso.
No dia 08 de julho de 2012 um protesto durante a madrugada em Caratinga tentou impedir que o prédio fosse destruído. Com velas nas mãos, os manifestantes fizeram uma espécie de velório do histórico prédio. Nessa data, funcionários contratados para demolir o prédio voltaram ao processo de derrubada, o que revoltou um grupo de pessoas.
A situação do Cine Brasil continua tramitando na justiça. No ano passado, após a queda de pequenos pedaços da marquise da fachada, um engenheiro da Prefeitura de Caratinga visitou a estrutura do prédio. No dia 11 de dezembro (2013), a fachada foi interditada. A parte da frente doCINE BRASIL 1 prédio ficou totalmente alagada e danificada.
O laudo feito pelo departamento de engenharia da prefeitura de Caratinga sugeriu a demolição imediata da marquise. Uma vistoria foi realizada também no interior do prédio. Ficou constatado que houve enfraquecimento das paredes e lajes do prédio devido a ação do tempo. O Departamento de Engenharia acredita que todo o prédio corre o risco de desabar.
De acordo com o Prefeito Marco Antônio Junqueira a administração pública municipal é contra o decreto da demolição pois já existia um processo de tombamento.
O advogado Max Capella falou sobre o assunto e alegou que a situação parece ser demorada porque a lei determina que vários procedimentos CINE BRASIL 2sejam feitos.

Comentários

Posts Relacionados