TRABALHOS DE CORTES DAS PALMEIRAS DOENTES DA PRAÇA CESÁRIO ALVIM, EM CARATINGA, JÁ SÃO REALIZADOS

26 out, 2016 • Destaque, Telejornal

Desde agosto deste ano, foi anunciado que as palmeiras da Praça Cesário Alvim que estão doentes, com troncos comprometidos e que podem colocar as pessoas que passam pela Praça Cesário Alvim, no Centro de Caratinga, em risco, seriam cortadas e substituídas com plantio de mudas. Na última segunda-feira (24), parte do trânsito nas imediações, foi interrompido para o início dos trabalhos. Após a montagem do andaime, os cortes começaram a ser feitos.
Das 60 palmeiras que estão na praça, algumas oferecem riscos eminentes de cair e para evitar desastres a alternativa foi de cortá-las e substituídas.
Assim que anunciados os cortes, a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Angela Araújo Gomes, informou que a primeira etapa seria a supressão das palmeiras que apresentam riscos, depois a prefeitura faria as covas e a empresa vai iria trazer mudas e fazer o plantio, dentro de uma técnica. As espécies que seriam plantadas têm três metros de tronco e oito metros de altura, medindo da raiz às folhas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Caratinga já iniciou o corte dos exemplares doentes. Representantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caratinga reforçam o apelo para que nenhum veículo seja estacionado na Praça Cesário até a próxima quinta-feira (27). No período, será realizado o corte das palmeiras da Praça que estão comprometidas e ameaçam cair.
A altura das árvores que serão suprimidas varia entre 20 e 40 metros. O corte é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar, que tem capacitação para o serviço, mas também mobiliza o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
As palmeiras adultas da Praça Cesário Alvim chamam atenção por emoldurarem o principal cartão postal da cidade, tombado como patrimônio histórico.

*Informações: Rádio Cidade

Comentários

Posts Relacionados