Receita Federal faz novo alerta sobre golpe do Leilão

30 dez, 2020 • Acontece, Destaque, Telejornal

A Receita Federal em Minas Gerais reforça o alerta para que os cidadãos não caiam no golpe envolvendo leilões supostamente realizados pela instituição.
O golpe segundo a Receita acontece da seguinte forma: as vítimas clicam em anúncios de leilão e são redirecionadas a sites falsos.
Em seguida, pessoas se identificam como atendentes do site e encaminham o termo de arrematação, solicitando o depósito de valores.
A Receita Federal informa que os leilões realizados pelo órgão são divulgados sempre pela página da instituição https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Para participar dos leilões da Receita Federal, que são realizados eletronicamente, é obrigatório que o acesso seja realizado pelo E-CAC com utilização de certificação digital, o que garante maior confiabilidade ao processo. Os leilões eletrônicos têm fases com datas definidas, que incluem visitação aos lotes em uma das unidades da Receita Federal, período de propostas e seleção pública para ordenação e classificação das propostas e só então, a fase dos lances, que também é realizada em sessão púbica.

A Receita Federal reforça ainda que não solicita depósito de valores em
contas de pessoas físicas a fim de garantir a arrematação de quaisquer
itens que estejam sendo leiloados.

Em caso de dúvidas sobre o Edital de Leilão ou sobre o funcionamento do Sistema de Leilão Eletrônico, basta acessar o Manual do Licitante. Em cada um dos editais de leilão, são disponibilizados os contatos da Comissão responsável.
Mais informações sobre os leilões eletrônicos da RFB estão disponíveis em:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/mercadorias-apreendidas/leilao/leilao-eletronico/copy_of_leilao-eletronico

Comentários

Posts Relacionados