Secretaria de Estado de Fazenda divulga cronograma para pagamento do IPVA 2018

12 dez, 2017 • Acontece, Destaque, Telejornal

O IPVA é um imposto anual obrigatório. Ele é calculado com base de 1% a 3% em cima do valor do veículo. Em comparação com o ano 2017, haverá uma redução de 2.98% da base de cálculo para o IPVA de 2018.
Do total arrecadado com o IPVA, 40% é repassado ao município onde o veículo foi emplacado. Do restante, 20% é destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação e o restante é repassado ao caixa único do Estado.
O Governo lançou um programa de incentivo à regularidade do pagamento do imposto. Os contribuintes que se mantiverem regulares por dois anos consecutivos, terão um desconto de 3% no IPVA. O benefício será automático e concedido a partir de 2019.
A multa para quem não paga o imposto, chega a 20%. De acordo com o Chefe da Administração Fazendária de Caratinga, o ideal é reservar uma quantia para quitar a tarifa, uma vez que o contribuinte que pagar em cota única terá um desconto de 3%.
A tabela com a escala de prazos para pagamento do imposto pode ser consultada através do site www.fazenda.mg.gov.br. A emissão da guia de arrecadação do IPVA 2018 pode ser feita no mesmo endereço eletrônico, nas Repartições Fazendárias ou nas Unidades de Atendimento Integrado.

Comentários

Posts Relacionados