PALAVRAS, HARMONIA E RITMO: VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS INFLUÊNCIAS E OS EFEITOS DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS?
A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias acompanhadas por sons e os poemas que têm a musicalidade nas criações, são alguns exemplos do uso artístico da música que proporciona prazer aos ouvidos além de trazer à lembrança sentimentos.
O que você sente quando ouve uma música que gosta?
Tranquilidade? Vontade de cantar? Relaxamento? Desejo de rodopiar incansáveis vezes? Você se emociona?
Pois é, a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, principalmente em questões reflexivas. Na música estão contidos três elementos: as palavras, a harmonia e o ritmo.
Dona Ana Maria Faiçal Loures dá aulas de música desde os 18 anos de idade. Ela cresceu neste universo. Nasceu em uma família de músicos. Ela se formou no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro em 1963. Já foi proprietária de uma escola de música na cidade e atualmente leciona em casa. Dona Ana foi professora de músicos que despontaram no cenário nacional e mundial, como é o caso de Kennia e da renomada pianista Simone Leitão – que tem uma carreira ativa nas Américas, Europa e Ásia e que se tornou, nos últimos anos, uma das pianistas brasileiras mais atuantes do cenário nacional.
Dona Ana dá aulas de piano e teclado para a faixa etária que varia de 8 aos 16 anos. Larissa Rocha Silva e ela têm uma história antiga. A aula disse que tem uma afinidade com Dona Ana. O pai da jovem é músico o que influenciou a paixão da estudante. Segundo ela, mesmo com o dia a dia corrido, ela sempre encontra tempo para se dedica ao piano.
Nas aulas, a professora deixou claro que não só a teoria, a percepção musical e a prática são ensinados. Com o passar do tempo: concentração, atenção, habilidade motora e sensibilidade são adquiridos.
Comentários