Dia da Bandeira: Histórias e curiosidades sobre o principal símbolo nacional

19 nov, 2015 • Destaque, Jornal Regional


bandeira 5
bandeira 3

 

 

 

 

 

Dia 19 de novembro marca a data em comemoração ao dia da bandeira. De todas as bandeiras nacionais, a nossa tem uma característica especial, as estrelas que estão estampadas nela não só estão organizadas em constelações, como também representam o céu no dia da proclamação da república! Além disso, elas representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Você talvez não saiba, mas a bandeira nacional da forma como conhecemos nem sempre foi assim. No Brasil imperial entre 1822 e 1889 a bandeira possuía no centro um brasão da coroa portuguesa, com uma cruz de malta no centro, mas já com as cores verde e amarela. O antigo símbolo nacional foi desenhado pelo Frances Jean Baptiste Debret. A nova bandeira brasileira foi desenhada por Décio Vilares e é, ao lado do hino, dos selos e do brasão, um dos símbolos nacionais. O Subtenente Monteiro do Tiro de Guerra de Caratinga diz que a bandeira representa uma identidade do povo brasileira e é o principal símbolo pensado pelos soldados durante as missões no exterior. O Subtenente lembra que a lei determina que qualquer violação ou ato de desrespeito à Bandeira Nacional é considerado contravenção, sujeitando o infrator à pena de multa.

O dia da Bandeira já não é comemorado nas escolas como em outras épocas. Sendo esquecido, inclusive, por muita gente. Mas a data não passou em branco na sala da professora Antônia Lopes, neste dia 19 de novembro, na Escola Estadual Princesa Isabel. Ela fez questão de ensinar para os alunos sobre a representatividade que a bandeira tem sobre o país. Ela disse que a maioria das pessoas deixou de se importar com a data, mas que enquanto for professora, passará os ensinamentos para os estudantes.

Antônia mostrou algumas curiosidades sobre a bandeira nacional. A primeira é que ela nunca deve ser hasteada no período noturno. Em caso de uma cerimônia com a presença de outras bandeiras estrangeiras, o símbolo brasileiro deve ficar no centro. Pedro Sugusto Rodrigues de apenas oito anos, lembrou que durante a noite a bandeira deve permanecer iluminada no mastro.

Comentários

Posts Relacionados