Dom Cavati sedia I Fórum Regional da Igualdade Racial
Grupos de várias localidades participaram do I Fórum Regional da Igualdade Racial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Dom Cavati. O evento, realizado pela Pastoral Afro Brasileira da Diocese de Caratinga teve dois dias de duração e trouxe o tema: “Negritude, cultura e cidadania”.
Cerca de 150 pessoas de Manhuaçu, Inhapim, São João do Oriente, Ipatinga, Tarumirim, Muriaé, Belo Horizonte, Brasília, Colunas e até representantes da África participaram desse I Fórum.
Celina Ferreira de Oliveira, que integra o grupo ‘Tá no Sangue’, destacou a importância desse encontro e se mostrou muito satisfeita em participar desse evento.
O vice-presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, Jesus Rosário Araújo, falou sobre a relevância desse fórum: “A gente vê aqui a união dessas comunidades quilombolas em torno, principalmente, dessas políticas públicas a seu respeito. Viemos para trazer, discutir, associar pois o trabalho em grupo é mais rentável. Então, essa é a importância de unificação dessas comunidades da região.”
A valorização dos movimentos, o resgate de culturas e o reconhecimento das lutas e conquistas fizeram parte dos assuntos tratados nesse encontro.
Para o Coordenador Diocesano da Pastoral Afro e organizador do fórum, Padre José de Fátima, proporcionar a igualdade de oportunidades, defender os direitos étnicos e combater a discriminação e a intolerância são alguns dos objetivos e dos anseios de quem participou do fórum que visa essa igualdade racial. “Acredito eu que vãos ter bons frutos, bons resultados com esse fórum.”
Comentários