Diretora do Departamento de Gestão de Benefícios fala sobre os 10 anos do Programa Bolsa Família

5 nov, 2013 • Cidades, Destaque, Política

Criado no dia 20 de outubro de 2003 durante o governo Lula, o Programa Bolsa Família unificou os diversos benefícios sociais surgidos em governos anteriores, mas ao mesmo tempo, ao invés de fornecer os vales (leite, gás), promoveu a transferência direta do dinheiro para a população que se encaixa no perfil. O programa foi ampliado, e estima-se que até o final do ano quase 14 milhões de pessoas estejam cadastradas.

Nesses 10 anos, essas famílias receberam mais de R$ 105 bilhões do governo federal, segundo dados disponíveis no Portal da Transparência. Isso fez crescer os índices de renda e educação, sendo que o segundo teve uma melhora significativa, na medição feita pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No entanto, a quebra do ciclo de miséria não se tornou uma realidade, e o benefício já atinge uma segunda geração. Ou seja, pais receberam, e agora é a vez dos filhos, o que mostra que, na prática, os filhos do bolsa ainda continuam vivendo na mesma situação dos pais.

Muito disso está relacionado com a educação deficiente, que impede que essas pessoas consigam se qualificar e encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho, mesmo com os diversos programas profissionalizantes do governo federal, como é o caso do Pronatec.

O Doctum Acontece conversou com a Diretora do Departamento de Gestão de Benefícios de Caratinga para trazer a realidade desse programa para o município ao apontar dados e números referentes às famílias cadastradas na cidade e que recebem esse benefício.

Comentários

Posts Relacionados