HOMENAGENS, RECONHECIMENTO, DEPOIMENTOS E SAUDADES MARCAM A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “NOSSO MAXS CASARÃO!”

19 out, 2016 • Destaque, Telejornal

Em 2014, aos 69 anos de idade faleceu o escritor Maxs Portes. O jornalista, editor e designer foi autor de dezenas de livros. Em Caratinga, sua terra natal, atuou como Secretário de Cultura e assessor técnico de Cultura e Patrimônio da prefeitura. Ele foi vencedor da Bienal Nestlé de Literatura, em 1986. Também naquele ano, recebeu o Prêmio Guimarães Rosa, concedido pelo Governo de Minas. Além desses dois reconhecimentos, o escritor também foi contemplado nos prêmios Cecília Meirelles e Ferreira Gullar de Poesia. E são por estes e diversos outros feitos de grande importância que o Casarão das Artes abriu ontem a exposição: “Nosso Maxs Casarão!”.

Ele projetou Minas como celeiro de bons escritores. Foi reconhecido nacionalmente pelas suas obras, vencendo prêmios de peso nacional, além disso, ofereceu contribuição expressiva no segmento das letras de nosso Estado. O acervo é vasto e faz jus a grandiosidade de Maxs Portes, como destacaram Juarez Gomes de Sá e Américo Galvão, alguns dos organizadores da exposição intitulada: “Nosso Maxs Casarão!”.
O ex prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine, revelou que teve a grata satisfação em ter Maxs Portes como Secretário de Cultura de 2009 a 2012, durante a gestão administrativa dele.
A “Terra das Palmeiras” é também “Terra de ilustres escritores”. E como já dito: “Caratinga é grande porque seus filhos são grandes”. A também escritora Marilene Godinho conviveu por muitos anos com Maxs Portes. Ela falou com admiração do amigo pessoal e demostrou a enorme admiração ao trabalho dele.
A exposição foi aberta ontem (18) e se estende até o dia 31 de outubro. Uma programação especial também faz parte da homenagem e conta com apresentações artísticas e rodas de conversa. Nesta quarta-feira (19), Lysias Leitão também irá compartilhar com o público: histórias, informações e momentos vividos ao lado de Maxs.
Glória Borges, a viúva de Maxs Portes, esteve presente na abertura da exposição e falou emocionada do carinho de Maxs com Caratinga.

Comentários

Posts Relacionados