Casos de sarampo crescem 44% em Minas; Estado investiga 507 notificações suspeitas

20 set, 2019 • Acontece, Destaque, Telejornal

O alerta contra o sarampo é cada vez maior em Minas. Em apenas uma semana, os casos confirmados aumentaram 44%, passando de 18 para 26. Outros 507 estão sob investigação. Na capital, já são oito doentes – quatro vezes mais do que o constatado há sete dias.

Os dados estão em comunicados divulgados ontem pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Recentemente, o governo federal colocou o território mineiro em situação de surto da doença, altamente contagiosa e capaz de matar.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo acontece em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, o público-alvo é formado por crianças de seis meses a 5 anos. Já a segunda fase, de 18 a 30 de novembro, terá como foco a população de 20 a 29 anos

Proteja-se

Quem apresentar febre, manchas na pele e tosse deve procurar os postos de saúde. A mesma orientação vale para os que não tomaram a vacina. 
A assessora da Diretoria de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da PBH, Jandira Lemos, explica que a maior parte das pessoas já tomou a primeira dose, mas a cobertura da segunda está baixa. “É um momento de alerta e desconfiança. Então, é bom estar atento ao cartão de vacina”.

Na capital, 179 notificações suspeitas de sarampo estão sob investigação. Em agosto, 120 mil doses da vacina tríplice viral foram aplicadas na cidade

Em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde informou que tem tomado medidas para intensificar a imunização da população, como a abertura de uma sala de vacinação no Aeroporto de Confins.

No Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação acontecerá em duas etapas: de 7 a 25 de outubro e 18 a 30 de novembro.

*informações:www. hojeemdia.com.br

Comentários

Posts Relacionados