PASSADOS 50 ANOS DA CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO, COMEMORADO EM 8 DE SETEMBRO, ALGUNS DADOS AINDA ASSUSTAM. O ANALFABETISMO ATINGE 758 MILHÕES DE ADULTOS NO MUNDO INTEIRO

9 set, 2016 • Destaque, Telejornal

Hoje, dia 8 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A UNESCO considera que por 50 anos, tem se celebrado a alfabetização como uma forma de empoderamento para mulheres e homens, e para a sociedade como um todo. Há grandes progressos porém isso não é o bastante já que 758 milhões de adultos, no mundo, não são capazes de ler ou escrever uma frase simples, sendo dois terços deles mulheres.

O mundo mudou desde 1966, mas a determinação de muitos educadores, principalmente, em fornecer a todas as mulheres e a todos os homens as habilidades, capacidades e oportunidades para que se tornem tudo o que desejam, na dignidade e no respeito, permanece tão firme como sempre.
No Brasil, de acordo com a ONU, o analfabeto é, na sua maioria, nordestino, negro, com baixa renda e com faixa de idade entre 40 e 45 anos. Nos últimos 14 anos, a taxa de analfabetismo caiu 4,3%. Mesmo assim, os dados mais recentes do IBGE revelam que 8,3% da população com mais de 15 anos é analfabeta. Este percentual representa aproximadamente 13,2 milhões de brasileiros. Em zonas rurais, os dados do programa chamado “Educação para Todos”, da UNESCO, revelou que este índice chega a 25%.
Jussara Souza é professora há 15 anos, e Viviane Mafra é supervisora escolar e trabalha na área da educação há 8 anos. Com propriedade elas falaram da importância de se comemorar o Dia Mundial da Alfabetização e, é claro, dos principais desafios.
A alfabetização é essencial para o sucesso em todos os sentidos. Como um fundamento dos direitos humanos e da dignidade, a alfabetização é vital para a erradicação da pobreza, para a igualdade de gênero, e para sociedades mais inclusivas e sustentáveis.
A família tem um papel importante e uma influência direta no processo de alfabetização. É preciso deixar claro que educar não é função apenas da escola.
Após quase 50 anos do Dia Mundial da Alfabetização constatar que as taxas seguem altas é uma forma de propor discussões sobre o problema e buscar possíveis alternativas para solucioná-lo.

Comentários

Posts Relacionados