ESTIMATIVA DO IBGE APONTA 91.342 HABITANTES EM CARATINGA. EM 2015 O MUNICÍPIO TINHA 90.782

2 set, 2016 • Destaque, Telejornal

Com base na divulgação anual das estimativas populacionais dos municípios brasileiros, em 2016 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgou um cálculo aproximado de aumento da população de Caratinga de 0,6%.
Assim como outros municípios brasileiros, Caratinga teve um aumento populacional. 91.342 habitantes: esta é a estimativa mais atualizadas para o município que apresentou 560 caratinguenses a mais que no ano anterior.
O Chefe da Agência do IBGE de Caratinga, Joelson de Carvalho, explicou que estas estimativas, além de serem fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos, são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
O IBGE em todos os anos “zero”, realiza um censo demográfico onde todos os domicílios do país são visitados e levantamentos exatos do número de habitantes da cada município, estado e país são feitos. O último censo realizado foi em 2010. Porém o IBGE tem uma obrigação por lei de determinar todos os anos qual é a estimativa da população dos municípios e dos estados.
Estima-se que o Brasil tenha 206,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,8% entre 2015 e 2016. Caratinga, assim como o estado de Minas Gerais, nos últimos dados divulgados, apresentou um crescimento populacional de 0,6%.
Na contramão de Caratinga, ¼ das cidades do país teve um descréscimo no número de habitantes.
Joelson falou ainda sobre duas pesquisas que têm grande importância para o IBGE: uma é relacionada aos registros civis feitos em cartórios e a outra é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD.

Comentários

Posts Relacionados