Fundação João Pinheiro realiza pesquisa em Caratinga

2 set, 2013 • Cidades, Destaque

A Fundação João Pinheiro iniciou em julho em todo o estado, uma pesquisa para saber com profundidade, as características da população dos municípios mineiros. Os dados servirão de base para a implementação de ações públicas em todo o estado de Minas Gerais.

A pesquisa é feita a cada dois anos no estado e é um retrato da realidade social, econômica e cultural do estado. Os dados coletados pelos recenseadores são depositados em um computador portátil. O questionário foi desenvolvido em CSPro (Census and Survei Porcessing System), que é um pacote estatístico de domínio público desenvolvido pelo Bureau de Censo norte-americano. O método de pesquisa no estado foi desenvolvido pela Fundação João Pinheiro e busca o conhecimento de oito temas característicos de cada município, como o rendimento de cada integrante da família e os gastos individuais. Em Caratinga três recenseadores fazem a coleta de dados. A pesquisa também aborda educação, saúde, habitação, juventude, características dos moradores e trabalho. Através dos dados coletados, o Governo de Minas Gerais poderá elaborar e aperfeiçoar a aplicação dos recursos públicos. As perguntas estão relacionadas em grau de escolaridade, saneamento básico, emprego, doenças na família.

PESQUISA FJPA amostra da pesquisa é composta por 18 mil domicílios, em 308 municípios de Minas Gerais. 15% das moradias da zona urbana e rural de Caratinga participam da coleta para o banco de dados. As residências a serem pesquisadas foram sorteadas com o auxílio do IBGE.

Comentários

Posts Relacionados