RONCO: SAIBA O QUE PROVOCA E COMO É O TRATAMENTO DESTE INCÔMODO BARULHO

10 ago, 2016 • Destaque

 

Um assunto que incomoda muita gente e que pode ser motivo de muitas noites mal dormidas para quem escuta o ruído: o ronco. O problema é causado por falta de oxigênio em quantidade suficiente nos pulmões, mas com a ajuda de um especialista a doença pode ser curada.

O barulho pode gerar situações embaraçosas e até conflitos familiares. Isso, por que a doença, mais frequente entre os homens, faz com que muitos casais acabem dormindo em camas separadas e, pode atrapalhar as relações sexuais. A nossa equipe ouviu três homens em Caratinga. Todos confessaram que roncam e que recebem reclamações constantes das esposas.

O ruído que incomoda tanta gente é provocado por uma obstrução das vias respiratórias. Isso acontece por que quando dormimos, os músculos do pescoço relaxam e estreitam a passagem de ar até os pulmões. O problema também é comum entre as crianças e, geralmente, é provocada por uma apneia, uma pequena parada respiratória ocorrida durante o sono. Entre os adultos, o ronco é provocado por excesso de peso, uso de bebidas alcoólicas e por razões estruturais dos aparelhos respiratórios, como adenoides, amígdalas grandes e desvio de septo.

00266.MTS.00_00_00_13.Quadro001

O otorrinolaringologista, Ricardo Gomes Arantes, assegura que o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, cirurgias e até através do monitoramento do sono: a chamada polissonografia, quando o paciente é ligado à sensores para investigar os distúrbios do sono e precisa dormir em uma clínica especializada.

 

 

O profissional de saúde afirma que as máscaras anti ronco que estão sendo vendidas, principalmente na internet, podem não ter o efeito desejado se uma avaliação clínica com um especialista não for feita.

máscara 1

Comentários

Posts Relacionados