Astrud Gilberto, morre aos 83 anos – A artista fez sucesso com a canção em inglês ‘Garota de Ipanema’

6 jun, 2023 • Destaque, Telejornal

Morreu ontem aos 83 anos a cantora Astrud Gilberto, um dos maiores nomes da bossa nova. Ela cantou a versão em inglês de “Garota de Ipanema”.

Astrud nasceu em Salvador, filha de mãe brasileira e pai alemão. Era amiga de infância de Nara Leão, que foi quem lhe apresentou João Gilberto. Os dois músicos foram casados por cinco anos, entre 1959 e 1964.

Morava nos Estados Unidos com os dois filhos: Marcelo Gilberto, nascido em 1960 de seu casamento com João Gilberto, e Greg LaSorsa, do casamento com Nicholas LaSorsa.

Em 2002, Astrud Gilberto anunciou que se afastaria da vida pública por tempo indeterminado, dizendo que não sentiria falta da forma como era tratada pelas gravadoras e nem do medo que sentia ao subir no palco.

A versão em inglês de “Garota de Ipanema” foi gravada em março de 1963. Astrud estava no estúdio com João Gilberto, que gravava o álbum Getz/Gilberto com o saxofonista americano Stan Getz. Ela não foi creditada no disco original, e ganhou apenas US$ 120 pela gravação — o mínimo determinado pelo sindicato americano dos músicos.

Uma vez que a música entrou para a história, Stan Getz passou a dizer que foi ele quem a convenceu a cantar: “Ela era só uma dona de casa na época, e eu a coloquei no disco porque queria que alguém cantasse uma versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ — e João não conseguia. ‘Ipanema’ foi um sucesso e ela deu sorte”, disse o saxofonista em entrevista à revista inglesa Jazz Professional em 1964.

Astrud Gilberto discordava. “É engraçado que, depois do meu sucesso, surgiram histórias de como Stan Getz e Creed Taylor ‘me descobriram’, quando na verdade nada está mais longe da verdade. Eu acho que isso os fez pareceram importantes, como se eles tivessem tido a ‘sabedoria’ de reconhecer potencial no meu canto. Acho que eu deveria me sentir lisonjeada pela importância que eles dão a isso, mas não consigo evitar me irritar que eles tenham apelado para mentiras”, disse em 1982, de acordo com seu site. UOL

Comentários

Posts Relacionados