Colheita do café movimenta economia na região

20 jun, 2013 • Sem categoria, Telejornal

Apesar de o Brasil ser o maior exportador e produtor de café do mundo, é apenas o segundo consumidor, ficando atrás dos Estados Unidos. O fruto chegou ao país em 1727, de forma clandestina atendendo ao ex-governador do Pará, João Mata da Gama. O produto tinha um grande valor comercial fora do país e ele queria investir no Brasil. As primeiras mudas chegaram de forma clandestina. Mas devido as condições climáticas o fruto ganhou força e estabilidade no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

E em terras mineiras é difícil recusar um cafezinho não é verdade? Mas para que o produto chegue até a mesa do consumidor o trabalho não é nada fácil. Estamos em pleno período de colheita. Um processo demorado e difícil, mas que garante emprego e renda para muita gente.

O dia na lavoura começa bem cedo. Vandeir faz a colheita dos frutos maduros, esses com aspecto avermelhado ou meio amarelo. “A vida no campo não é mole. Acordar cedo e trabalhar bastante debaixo de sol. Mas, esse é o nosso sustento. então, tudo vale a pena”.

Durante o processo de colheita, os grãos verdes acabam sendo retirados também, mas demoram mais para secar. 90% da colheita no leste de minas é manual. Feita de forma tradicional.mas, aos poucos, a tecnologia avança e vai surgindo entre as  folhas do cafezal. Essa máquina substitui o trabalho de 50 pessoas e colhe mil litros de café por hora. Uma economia de 50% para o dono da fazenda. “A tecnologia está chegando para nos produtores rurais. É mais agilidade e com toda certeza economia para nossos bolsos. Estou gostando muito dessa maquina”, afirma o Engenheiro Agrônomo e dono do maquinário, Marcio Luiz Carvalho.

A máquina é cara custa mais de 500 mil reais. Mas existe outro equipamento que cabe no bolso da maioria dos cafeicultores. Custa em média mil e duzentos reais. O equipamento é de fácil manejo, eficiente e econômico. A máquina é 70% mais rápida do que o trabalho humano. “Quem não tem condições de comprar uma máquina maior, adquire essa. E muito boa também. Fácil de manusear e rápida”, diz Ailton Farias Ramos, produtor rural.

O café predominante no leste do estado é o arábica e minas é o maior produtor do país. Segundo dados do IBGE, a estimativa para este ano de colheita no brasil será de 48 milhões de sacas. Somente em minas serão 25 milhões.

 

 

Comentários

Posts Relacionados