Caratinga +30: Um encontro de cientistas e pesquisadores pensando a conservação do meio ambiente

28 jun, 2013 • Destaque, Telejornal

A luta pela preservação do Muriqui reuniu, em Caratinga, biólogos, conservacionistas e entusiastas da questão ambiental e cientistas brasileiros e estrangeiros. A Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala garante a sobrevivência da espécie e, há 30 anos os primeiros cientistas descobriram a fazenda e desde então são feitos trabalhos voltados para preservação do Muriqui. Os trabalhos começaram com uma reunião voltada para o Plano de Ação Nacional (PAN) Muriquis. Um selo comemorativo Caratinga +30 e Agenda do Futuro foi lançado. No Casarão das Artes, uma exposição fotográfica sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica e um encontro internacional para a conservação dos Muriquis.

“Esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação ao longo dos trinta anos. Espero que os frutos dessa nova fase sejam colhidos em breve”, diz a pesquisadora Karen Strier.

Os primatas vivem se abraçando e brincando e usam o rabo como apoio para passar de uma árvore para outra. Aqui todos tem identidade e são conhecidos cada um pelo nome deles. Para o Gerente de Projeto da RPPN Feliciano Miguel Abdala o envolvimento de toda sociedade é importante. “Quanto maior a mobilização, mais fácil será a aproximação com o poder público para conseguir fechar parcerias importantes”. Ressalta Marcello Nery.

O evento, Caratinga +30 é uma forma de estimular o debate acerca da sustentabilidade e conservação dessa espécie para os próximos anos, por meio da criação de uma agenda com questões que devem nortear o trabalho dos governantes locais nos próximos 30 anos de administração e da implementação do Plano de Ação Nacional Muriquis. “A melhor forma de comemorar os 30 anos de pesquisa e conservação dos muriquis é pensar uma agenda do futuro que contemple o desenvolvimento sustentável da cidade com mais qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O Muriqui hoje nos inspira a pensar em um futuro melhor para a nossa cidade”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Leitão.

O prefeito Marco Antônio Junqueira disse que para resolver grandes problemas é preciso pensar adiante. “Vamos construir um plano de ação para que as próximas administrações também possam executar, pensando no futuro de nossa cidade”.

O Muriqui é candidato a mascote das Olimpíadas de 2016. Ele está na a dos 25 primatas mais ameaçados em todo mundo. Pesquisadores estimam que quando o Brasil foi descoberto havia mais de um milhão deles. Hoje, sobraram pouco mais de mil. Aqui na reserva são 327 animais, a maior concentração de Muriquis do planeta. O local foi escolhido pela Câmara de Caratinga para Sessão Extraordinária. O evento contou com a participação da comunidade. Durante solenidade, foi concedido Karen Strier o título de cidadania honorária. “Reconhecemos o grande trabalho realizado pela Karen Strier, que dedica sua vida e estudos aqui na Reserva em prol da preservação dos Primatas. E tê-la como uma de nós é um privilégio”, salientou o presidente do legislativo, José do Carmo Fontes.

Após a sessão da câmara, todos participaram de uma caminhada pela Reserva Biológica. O muriqui é o maior primata das Américas. O adulto chega a medir um metro de altura. O Animal, de hábito tranquilo, corre o risco de desaparecer. Por isso Caratinga se mobiliza para discutir sustentabilidade e conservação da espécie.

“Caratinga vive um momento inédito.Temos que apoiar um projeto voltado para o futuro que garanta um desenvolvimento sustentável para nossa cidade”, diz o presidente da Rede de Ensino Doctum.

Os trabalhos de pesquisa tem apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. As pesquisas visam garantir a redução de ameaça de extinção do Muriqui.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Posts Relacionados