Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, participa de entrega das chaves de caminhão isotérmico para Caratinga

17 maio, 2017 • Acontece, Destaque, Telejornal

O termo de cessão e entrega das chaves do veículo aconteceu na Cidade Administrativa, na tarde da última terça-feira. O veículo entregue para Caratinga servirá para transportar verduras, legumes e produtos processados que atendem a demanda do PAA- Programa de Aquisição de Alimentos e das escolas públicas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O veículo entregue pela secretaria de Desenvolvimento Agrário.
Pedro Leitão, secretário de Estado da Agricultura e filho de Caratinga, comentou da satisfação em fazer parte deste momento e em receber o prefeito de Caratinga, Wellington Moreira e o secretário de Agricultura de Caratinga, Alcides Leite. Ele acredita que o veículo irá colaborar com os produtores de Caratinga para um melhor escoamento dos alimentos que são oferecidos pelo PAA, além de favorecer outros setores como a educação com o transporte dos produtos, já que o caminhão é preparado para uma melhor conservação e translado dos alimentos. “É muito bom receber nossos conterrâneos aqui na Cidade Administrativa. Ainda mais, quando temos boas noticias, como a entrega deste caminhão isotérmico. Esse é apenas o primeiro passo entre parcerias e conquistas que virão para a nossa cidade e região. O que eu puder fazer para colaborar para o desenvolvimento e crescimento de Caratinga, eu farei”, disse o secretário de Estado de Agricultura, Pedro Leitão.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo comentou sobre a entrega. “Tenho a certeza que esse caminhão irá beneficiar centenas de agricultores e agricultoras familiares de Caratinga e a população da cidade, principalmente as crianças das escolas que receberão produtos de qualidade. É dessa maneira que estamos conseguindo trabalhar com políticas públicas pensadas na produção e no escoamento da agricultura familiar. Temos a perspectiva de que o produtor produza com qualidade, mas que escoe esses produtos também com qualidade. O caminhão é uma dessas formas de escoamento”.

Veículos

A entrega faz parte do programa “Do Campo à Mesa”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e que prevê ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.
Ao todo foram entregues desde o início do ano pelo Governo de Minas, 26 caminhões com baú isotérmico, com capacidade para o transporte de até 5,5 toneladas de carga livre. Os veículos serão usados para o transporte adequado de verduras, hortaliças e produtos processados, apoiando o escoamento da produção da agricultura familiar principalmente para os mercados institucionais públicos.
Eles estarão sob a gestão das prefeituras e atrelados à uma Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar. A aquisição desses veículos foi realizada por meio de edital da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do extinto Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), órgão vinculado ao governo federal.

17795757_1311987108850368_8077249300814834586_n 18519614_1311986895517056_7123562805537142152_n 18527517_1311986725517073_5110792342644401508_n (1)

Comentários

Posts Relacionados