Psiquiatra fala sobre preconceito contra homossexuais no Dia Internacional contra a Homofobia
O dia 17 de maio é o dia Internacional contra a Homofobia. Nossa equipe fez uma entrevista com o psiquiatra Glauco Arantes que falou a respeito da ideia errada que muitas pessoas tem em relação ao homossexuais.
Muitas pessoas acreditam que o homossexualismo é um desvio de personalidade. Em entrevista à nossa equipe, o Doutor Glauco Arantes falou que não há fundamento nessa ideia que muitas pessoas tem e que trata-se de preconceito.
“Falar que a homossexualidade é um desvio de personalidade, as pessoas tiram do preconceito. Não consta homossexualidade na lista de doenças feita pela Organização Mundial de Saúde. Então não existe fundamento algum nessa ideia.”
O psiquiatra conta que pode haver muitas questões envolvidas com a homofobia, e que o homofóbico muitas vezes faz associações em relação ao homossexual sem ter conhecido ou tido contato com a pessoa.
“Há muita coisa por trás da Homofobia, que pode ir desde um transtorno de personalidade, até mesmo uma negação da sua própria sexualidade. Existe um conceito errado de que todo homossexual é sexualmente pervertido.”
De acordo com o psiquiatra, muitas pessoas negam a sexualidade por diversos motivos e que isso pode gerar angústia e acarretar até mesmo um quadro de depressão.
“ Alguns homossexuais, por questão religiosa, abrem mão da sexualidade temendo incorrer no pecado. Isso às vezes gera angústia e a angústia repetida às vezes gera quadros depressivos, quadros ansiosos que necessitam tratamento.”
A matéria completa você confere nesta quarta-feira às 19h com reprise às 22h30 na DOCTUM TV.
Comentários