Polícia alerta sobre o uso consciente da água e as queimadas no período de estiagens prolongado
Com o início do período de estiagem, que vai até o final de setembro, a Polícia Ambiental de Caratinga está em trabalho preventivo realizando campanha sobre as queimadas e sobre o uso consciente da água devido à diminuição dos recursos hídricos.
Chegou o momento mais uma vez da população usar a água em casa de forma consciente, não deixando torneiras abertas ao lavar vasilhas e ficar atenta às instalações hidráulicas da casa pra ver se não há vazamento.Mesmo com a situação crítica de abastecimento em nossa região, militares do meio ambiente registraram neste fim de semana, na zona rural de Inhapim, duas ocorrências envolvendo crimes ambientais. Segundo o Cabo Edil, uma das ocorrências envolvia desmatamento no local. A outra, um homem que não teve o nome divulgado, estava desviando o curso do rio para seu benefício.
Além de comprometer o abastecimento de água, a falta de chuvas em toda região aumenta as chances de aparecimento de focos de queimadas e já preocupa a polícia ambiental. Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar, prejudicando aqueles que já sofrem com doenças respiratórias.
Comentários