Novas carteiras nacionais de habilitação já estão sendo emitidas com código de segurança digital
Novas carteiras nacionais de habilitação já estão sendo emitidas com código de segurança digital.
As novas CNHs, que possuem Código de Resposta Rápida e outros recursos para dificultar fraudes e falsificações já estão sendo emitidas em todo país.
As alterações realizadas nas carteiras nacionais de habilitação foram criadas pelo Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN. A medida foi tomada para dificultar fraudes e falsificações.
Quem possui a CNH do modelo antigo não precisa trocar pela nova. À medida que o exame médico for perdendo a data de validade e o motorista for renovar, obterá a carteira de habilitação com as modificações. Caso a pessoa opte por efetuar a troca, poderá entrar no site do Detran e fazer solicitação da segunda via, mas nesse caso, terá que pagar uma guia.
O Departamento Nacional de Trânsito, através do Serviço Federal de Processamento de dados, desenvolveu um aplicativo, chamado Lince que permite fazer a checagem de dados offline, o que facilita as atividades de fiscalização.
Em entrevista à nossa equipe, Clemilson Calais, escrivão da Polícia Civil, contou também que há um projeto de criação do documento único de identificação civil e criminal no Brasil e que a Carteira Nacional de Habilitação não constará nesse documento. A matéria completa você confere nesta quinta-feira às 19h com reprise às 22h30 na DOCTUM TV.
Comentários