Desligamento do sinal de TV analógico em Minas Gerais previsto para ocorrer no dia 26 junho foi adiado para novembro
Caratinga não está apontada na lista dos municípios que terão a mudança no mês descrito. A previsão é que aconteça até 31 de dezembro
Os mineiros ganharam algum tempo a mais para converter o sinal de tv analógico para digital. O anunciou foi feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que remarcou o desligamento para o dia 08 de novembro.
Em Minas, a mudança vale para os municípios de Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
Em Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia o corte do sinal analógico ocorrerá em 5 de dezembro de 2018. De acordo com o MCTIC, nas demais cidades o sinal digital deve ser implantado até o prazo máximo de 31 de dezembro de 2023.O desligamento se deve a problemas técnicos enfrentados para a instalação de estações.
Instalação da TV digital: Como fazer?
Para sintonizar a TV digital em qualquer tipo de TV, é preciso instalar um conversor e uma antena externa. As TVs de tela fina, mais modernas, já têm um conversor integrado. Nelas, basta conectar a antena externa na TV e sintonizar os canais digitais com uma busca automática. Mas nem toda TV de tela fina é digital. Algumas fabricadas antes de 2012 também vão precisar do conversor, que é conectado à TV para sintonizar os canais. As TVs de tubo, mais antigas, também vão precisar de um conversor. Será preciso ligar a antena externa ao conversor, plugar o conversor na TV, fazer a busca e assistir à programação da TV digital com melhor imagem e melhor som.
Comentários