Caratinga se prepara para a 2ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. O grande encontra acontecerá no próximo domingo
Caratinga se prepara para a 2ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. O grande encontra acontecerá no próximo domingo
O tema deste ano será: Bacia do Rio Doce, nossa casa comum. E o lema: Povos, terra e águas clamam por justiça. Os fiéis se reúnem em busca da conscientização do que acontece no mundo e em nossa região. Padre João Batista, membro da equipe organizadora do evento, disse que a escolha por Caratinga, se deu pelo município ter o grande nascedouro do Rio Doce. E que o encontro leva a reflexão de que devemos começar a limpeza do Doce a partir das nossas nascentes. “Água e Terra. Tentamos entender em momento de reflexões o que está acontecendo com a nossa terra, o que está acontecendo com as nossas águas! Toda a comunidade é convidada para participar do momento de fé, reflexão e conscientização. Com toda certeza será um grande e belíssimo evento”.
Até o momento já confirmaram a presença mais de 6 mil pessoas e estão sendo esperadas 10 mil. A acolhida acontecerá a partir das 6h no Santuário de Adoração Perpétua e às 7h terá o café partilhado. Os organizadores pedem aos participantes que levem seus copos e talheres para as refeições. A proposta é colaborar com o meio ambiente, deixando de utilizar copos, talheres e pratos por exemplo, de plásticos. “Após o café da manhã, que será totalmente gratuito aos fiéis, sairemos em uma caminhada, será como uma Procissão de Via Sacra, com paradas pelo caminho para refletir sobre a causa em questão. O destino final será na Catedral com uma belíssima missa campal. Após a missa iremos servir o almoço comunitário fornecido pela Agricultura Familiar e de produção agroecológica. E reforçando que todos são convidados para participar do encontro e a levar seus talheres para as refeições”.
Padre Moacir Ramos, pároco da Catedral de Caratinga, destacou da importância da Romaria em nossa cidade que contará com representantes das dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. Para que tudo aconteça com muita segurança e da melhor forma possível a organização está sendo criteriosa e contará com o apoio da Policia Militar que colaborará no controle do fluxo do trânsito neste domingo em Caratinga. O retorno que fica atrás da Catedral será fechado de 9h às 15h.
Comentários