Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa na próxima semana
A campanha de vacina contra a febre aftosa, que acontece anualmente, terá início nesta segunda-feira, dia 1° de maio. Sem a vacina, o produtor não tem autorização para transitar com os animais e não pode comercializar produtos como leite e derivados e carne.
A febre aftosa é uma doença contagiosa causada por vírus presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes. Qualquer objeto ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção se torna um meio de transmissão para rebanhos sadios. Os animais afetados não conseguem se alimentar e enfraquecem muito, com perda severa de produção de leite e carne. Se a doença for confirmada, a principal forma de controle é o isolamento e sacrifício dos animais doentes. A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da aftosa.
Os proprietários de gado devem procurar o IMA de Caratinga.
O produtor pode adquirir a vacina somente através das revendas registradas no IMA e é preciso ter muito cuidado para sua conservação. Quem não vacinar os animais no prazo ou não declarar que imunizou o rebanho também paga multas.
Comentários