MÚSICA E POESIA: CASARÃO DAS ARTES RECEBE GRANDE PÚBLICO PARA PRESTIGIAR EVENTO ‘HARMONIA COMPARTILHADA – A MÚSICA DE TONINHO HORTA COM A POESIA DE PETRÔNIO SOUZA’

5 maio, 2016 • Destaque, Telejornal

A noite desta quarta-feira (04) foi mais que especial no Casarão das Artes que recebeu, além de um grande público, dois nomes importantes da arte e da cultura brasileira. O evento denominado ‘Harmonia Compartilhada – A Música de Toninho Horta com a Poesia de Petrônio Souza’ foi um sucesso.

Uma lenda da música brasileira e uma promessa da poesia nacional. O guitarrista lançou a biografia dele “Toninho Horta – Harmonia Compartilhada”, e Petrônio Souza o terceiro livro dele: “Um Facho de Sol como Cachecol”. A dupla fez um momento de bate papo com o público, mesclando música e poesia, antes da sessão de autógrafos.
“Um Facho de Sol como Cachecol”, o livro de Petrônio, é composto por 231 poesias sem título, o que é uma inovação na forma de compor os versos pelo autor. Cada poema se inicia com a primeira frase em destaque, sendo o título de cada texto. O autor é considerado por muitos uma revelação na poesia, um elo entre o lírico, o irônico, o insólito e o confessional. Nesse novo trabalho, Petrônio viaja pela temática de um homem preso ao seu tempo e pelas paisagens mineiras que o cercam, que ele carinhosamente chama de “coisas do porão”.
Nascido em 1948, na cidade de Belo Horizonte, o compositor e guitarrista Toninho Horta cresceu em uma família extremamente musical. Compositor de ‘Manoel, o audaz’, música que lhe deu fama, Toninho Horta é cultuado pela crítica mundial especializada e por fãs ao redor de todo o planeta. Toda a carreira dele, sucessos, discos e histórias curiosas poderão ser conhecidas agora pelo grande público com ‘Toninho Horta – Harmonia Compartilhada’, livro escrito por Maria Tereza Arruda Campos e editada pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O lançamento em Caratinga foi um sucesso, assim como esperado.
São 50 anos de carreira, quase 30 discos lançados e mais de 50 músicas feitas em sua homenagem. Toninho Horta é considerado, por especialistas, um dos cem maiores guitarristas de jazz de todos os tempos. Ele construiu uma trajetória não apenas vitoriosa, construiu uma obra única, pessoal, e deixa a marca dele no mundo. Toninho Horta tornou-se referência respeitada internacionalmente mantendo-se fiel à qualidade, tanto nas próprias criações dele quanto participando de projetos de outros músicos. O livro ‘Toninho Horta – Harmonia Compartilhada’ conta essa trajetória desde antes da importante participação dele no Clube da Esquina.

Comentários

Posts Relacionados