CLIMA SECO É UM DOS VILÕES DA BOA RESPIRAÇÃO

26 abr, 2016 • Destaque, Telejornal

O tempo seco e quente tem castigado a população de Caratinga. Nesta época é preciso proteger a saúde redobrando os cuidados para não se desidratar e para evitar doenças respiratórias. Beber muito líquido durante todo o dia, para manter as vias aéreas hidratadas, é uma das dicas mais importantes.
 
A baixa umidade relativa do ar e a poeira são uma combinação perigosa para a saúde das pessoas, contribuindo para que as doenças respiratórias aumentem, como é o caso da sinusite.
A sinusite, que é a infecção dos chamados seios da face, pode vir, por exemplo, após um resfriado que causa secreções e faz proliferar bactérias nessas cavidades do rosto.
A umidade ideal do ar é de 80% a 60%, porém nós conseguimos conviver com a umidade a 40%. Por isso é comum vermos crianças e idosos se sentirem mais debilitados com o ar seco, isso porque nos dois casos o sistema imunológico é comprometido. No caso das crianças, ele ainda não está totalmente formado, mas para os idosos o sistema está mais debilitado. O clima seco atinge diretamente as vias respiratórias e prejudica, especialmente, aqueles que têm algum histórico de conturbações respiratórias.
De acordo com o otorrinolaringologista Dr Ricardo Arantes, não só o clima seco mas também outras épocas do ano, interferem bastante nas questões relacionadas à sinusite.
De uma forma geral, a sinusite está relacionada ao ambiente. Poeira, cortinas, tapetes, colchões antigos ou que ficam debaixo das camas, favorecem a proliferação de ácaros que causam alergias respiratórias.
O uso do umidificador, de maneira correta, é recomendado. Dr Ricardo ressalta que o aparelho deve ser usado com bom senso.

Comentários

Posts Relacionados