Brasil perderá certificado de país livre do sarampo, uma doença altamente contagiosa e que pode levar a morte

20 mar, 2019 • Acontece, Destaque, Telejornal

Em comunicado oficial enviado nesta terça-feira (19) à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Ministério da Saúde confirmou um caso de sarampo endêmico ocorrido no Pará em 23 de fevereiro deste ano. Com isso, o Brasil perderá a certificação de país livre da doença e iniciará o plano para retomar o título dentro dos próximos 12 meses. Em 2003, o país elevou a taxa de imunização contra o sarampo para 95%, mas esse número vem caindo nos últimos anos, com média de 80% de imunização. O Ministério da Saúde informou que está realizando ações como a exigência do certificado de vacinação no ato de matricula na escola e no serviço militar. O monitoramento da vacinação ainda será feito por meio dos programas de integração social. O governo ainda pretende realizar uma “força tarefa” para apoiar os estados e municípios na investigação e realização de uma ampla campanha de multivacinação, entre outras ações.

Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença. Nas Américas, os Estados Unidos apresentam até o momento, neste ano, 206 casos, a Venezuela 283, e o Brasil apresenta 48 casos até o momento. Porém, no ano passado, o país computou mais de 10 mil casos de sarampo, tendo maior incidência entre os meses de junho e agosto.

O Ministério da Saúde prepara uma campanha publicitária para estimular a vacinação contra o sarampo no Amazonas, Roraima e Pará. Os três estados registram, desde o ano passado, transmissão ativa do vírus. A campanha será veiculada em abril e chamará para a vacinação contra o sarampo crianças de seis meses a menores de cinco anos, público com baixa cobertura vacinal nos três estados e mais vulnerável para a doença. 

Comentários

Posts Relacionados