Buracos usados para iluminação na Praça Cesário Alvim em Caratinga estão com larvas e água parada

17 fev, 2016 • Destaque, Jornal Regional, Telejornal

Nossa equipe de reportagem flagrou na manhã da última segunda-feira (17) alguns buracos usados para iluminação das palmeiras imperiais da praça Cesário Alvim cheios de água, sendo que alguns continham até larvas.

Ao passarmos pelo local percebemos o reflexo do sol em um dos nichos usados para iluminação das palmeiras que, hoje, se encontram desativados. As grades estão soltas e os nichos próximos à escola Princesa Isabel, cheios de água. Em alguns dos buracos é possível ver movimentação de algumas larvas, que podem se tornar um dos mosquitos transmissores das doenças. Com as chuvas que caem constantemente neste período, a luta contra a proliferação do mosquito da Dengue, da Chikungunya e do Zica Vírus tem sido constante. Mesmo assim, alguns locais são esquecidos pela administração municipal. Quem passava pelo local via a situação, se disseram indignados, mas não quiseram se manifestar. Entramos em contato com a secretaria de Meio Ambiente, responsável pela limpeza e cuidados com a praça, mas não conseguimos falar diretamente com o secretário Álvaro Tápias ou com o setor responsável pelo combate à dengue no município.

No fim da tarde, a prefeitura enviou uma nota dizendo que os locais são rotineiramente tratados com larvicida que impede a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Caratinga, Romagno Alves Costa, salientou que é possível ser detectada a presença de larvas no referido local devido a ação proporcionada pelo produto que atua sobre o inseto de forma análoga ao hormônio juvenil, inibindo o desenvolvimento das características adultas do inseto, como por exemplo, asas, maturação dos órgãos reprodutivos e genitália externa, o que o mantem com aspecto “imaturo”. Sendo assim, aquelas larvas não chegam ao estagio de adulto e não são, portanto, motivo para preocupação. A Prefeitura informou, ainda, que uma solução definitiva para o problema do acúmulo de água naquele local da Praça Cesário Alvim está sendo estudada.

Sequência 144.00_03_06_14.Quadro002 Sequência 144.00_03_26_01.Quadro005 Sequência 144.00_02_51_27.Quadro003 Sequência 144.00_02_32_28.Quadro004

Comentários

Posts Relacionados